EspecialistasMilhoProf. Dr. Omar Sabbag
0

Programa Prospera: capacitação de pequenos produtores de milho

Programa Prospera: capacitação de pequenos produtores de milho
Agro Insight
Agro Insight
Programa Prospera: capacitação de pequenos produtores de milho
/

(Transcrição Podcast)

Olá a todos! Vamos a mais um podcast Agro em Destaque em parceria com a Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar.

Vamos ao nosso podcast de hoje, falando sobre um programa que leva capacitações para pequenos produtores do Nordeste. 

Então com apoio do Mapa que é o Ministério da Agricultura pecuária e Abastecimento, o programa chamado Prospera, tem como objetivo o fortalecimento da cadeia produtiva do milho, tanto em grão como silagem, na região Nordeste. Por meio da qualificação e capacitação de pequenos agricultores com foco no plantio e na comercialização. Além de impactar mais de 50 mil produtores ao longo dos últimos cinco anos. Então esse programa foi lançado em junho, essa importante iniciativa na verdade ela oferecerá treinamentos teóricos e práticos sobre o manejo correto da lavoura, assistência técnica presencial e digital para que os beneficiários possam produzir com técnicas modernas de cultivo, melhorando assim a sua produtividade. 

Serão realizadas oficinas de capacitação, palestras encontros, ações de apoio técnico, dentre outros. Inicialmente, este programa começará em alguns municípios dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

Então segundo ainda alguns dados da Conab e da Corteva Agriscience, esses Estados produzem juntos, aproximadamente 900 mil toneladas de grãos por ano. Mas há uma demanda local estimada em mais de 6.6 milhões de toneladas, impulsionada principalmente pelos setores aviário e pecuário. Então, pelo volume e versatilidade, a cultura do milho assume papel de destaque, uma vez que se trata data de um produto estratégico para segurança alimentar, utilizado tanto para nutrição humana quanto para alimentação animal. Além disso, é cultivado para extração do bioetanol e utilizado como insumo em diversos segmentos industriais, com isso o programa Prospera atuará na conexão do agricultor com a cadeia do valor do milho, fortalecendo a agricultura familiar e estimulando o desenvolvimento sustentável, promovendo aumento da produtividade e da renda. 

Em síntese, com o objetivo de aumentar a produtividade e a renda dos produtores de milho, o Ministério apoia o programa Prosperar e pretende beneficiar mais de 50 mil agricultores fornecendo capacitações e cursos sobre a cultura.

Muito importante as iniciativas do governo e cada vez mais aí propiciando o desenvolvimento nas diferentes e importantes regiões do nosso Brasil.

Parabéns ao Agro! Parabéns aos organismos que representam os produtores. Muito obrigado a todos! Acompanhe as nossas podcasts e também sigam no canal Agro Insight no Instagram. Um grande abraço!

Professor Omar Sabbag 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu