Principais notícias da semana – curadora Agro Insight

O futuro da produção agrícola

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

CURADORIA

Boletim de acompanhamento da safra brasileira de grãos 2022/23

Análise da cultura de algodão – Região Matopiba

Bahia: A cultura de algodão na Bahia é influenciada pelas diferentes condições em suas regiões. A variação na área cultivada é resultado da expansão no oeste, onde houve um aumento em comparação com a safra anterior. As condições climáticas na região oeste têm sido favoráveis até agora, com chuvas entre 120 mm e 150 mm em março, além de dias ensolarados e solo bem irrigado, promovendo o crescimento saudável das plantas. No entanto, a umidade excessiva levou ao surgimento de doenças fúngicas, como o mofo-branco, em algumas áreas. Já na região centro-sul, as chuvas foram adequadas até março, mas a quantidade de precipitação variou amplamente, de 0 mm a 219 mm, causando escassez de água em grande parte das áreas produtoras de algodão e impactando negativamente na produtividade. As lavouras irrigadas, no entanto, estão em melhores condições.

Maranhão: a primeira safra de algodão foi cultivada entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, abrangendo os municípios de Balsas e Tasso Fragoso, localizados na região sul do estado. De maneira geral, as plantações apresentam um bom estado de saúde, com florescimento completo e o início da formação das maçãs. Houve um aumento na área de cultivo em comparação ao ano anterior. A semeadura da segunda safra de algodão ocorreu na primeira quinzena de fevereiro de 2023, concentrando-se no município de Balsas, também no sul do estado. Apesar de um atraso na colheita da soja, as lavouras de algodão estão em condições favoráveis, com a presença de botões florais, principalmente no estágio B6. A janela de oportunidade ideal para o plantio da segunda safra de algodão foi reduzida, resultando em uma diminuição na área de cultivo em comparação com a safra anterior.

Piauí: precipitações em toda a região estão favorecendo o crescimento das plantações. A agricultura se encontra no estágio de preenchimento dos grãos/formação das frutas e demonstra um estado de desenvolvimento favorável, o que eleva as perspectivas de uma colheita satisfatória.

Tocantins: Nos últimos 30 dias, o estado registrou um total de precipitação que variou de 200 mm a 400 mm. Na área de Tocantínia, onde a semeadura ocorre logo após a colheita da soja, aproximadamente 90% da cultura se encontra atualmente em seu estágio de crescimento vegetativo, enquanto os restantes 10% estão em pleno processo de floração. Em contrapartida, nas demais regiões produtoras do estado, a cultura do algodão encontra-se na fase de formação de frutos. De maneira geral, as plantações de algodão estão apresentando condições favoráveis para o seu desenvolvimento, e os agricultores estão adotando medidas preventivas, monitorando constantemente e aplicando defensivos quando necessário.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: algodão, grãos, plantio, Região Matopiba

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram