Curadoria
0

Perspectivas para a Agropecuária – Edição Grãos: debate sobre os desafios para a safra de grãos 2021/22

Perspectivas para a Agropecuária: debate sobre os desafios para a safra de grãos 2021/22

(Curadoria Agro Insight)

Olá Agronautas!

A curadoria Agro Insight de hoje é sobre as previsões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a próxima safra de grãos (2021/22).

Já trouxemos a primeira parte das previsões no final do mês de agosto, agora temos a segunda parte do “Perspectivas para a Agropecuária”, no qual, especialistas debatem os desafios para a safra de grãos.

Acompanhe o resultado dos debates sobre a projeção do volume de grãos para a próxima safra nesta edição do ConabCast, que destaca os principais momentos do evento on-line Perspectivas para a Agropecuária em Debate, transmitido nesta quinta-feira (02/09), como continuidade da divulgação das expectativas da estatal em relação às culturas do algodão, arroz, feijão, milho e soja.

O podcast conta com a participação do presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, do diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sergio De Zen, além de analistas da Conab e agentes do setor.

Podcast

 

O webinar Perspectivas em Debate – segunda parte do evento “Perspectivas para a Agropecuária Safra 2021/22 – Edição Grãos”. Foram debatidas questões relacionadas às culturas do algodão, arroz, feijão, milho e soja.

O presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, destacou na abertura do evento que “a Conab pretende dar previsibilidade para a safra brasileira e, com isso, também promover a segurança alimentar, no cumprimento da sua missão institucional”. O evento Perspectivas para Agropecuária é realizado anualmente pela Conab e traz a primeira estimativa oficial sobre a área plantada, trazendo dados sobre questões como produção, preços, exportação e consumo para o ano seguinte, neste caso, a safra de 2021/22.

Para o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sérgio De Zen, “a pandemia, as geadas, a escassez hídrica e um desarranjo econômico mundial dificultam estabelecer perspectivas para a próxima safra”. De Zen explicou que o melhor caminho para apresentar um levantamento de qualidade é o amplo estudo técnico realizado pelos especialistas da Conab.

Os painéis do evento foram organizados por produtos e tiveram a participação de especialistas da Conab e de entidades parceiras como Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP), Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Bolsinha Informativos e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Produtos em debate – No caso do algodão, o destaque do debate foi o impacto da pandemia de Covid-19 na queda de demanda da indústria têxtil em 2020, bem como a recuperação do mercado observada nos últimos meses. Para a próxima safra, produtores devem ficar de olho na necessidade de suprimento da indústria, que tem sentido a pressão de custos em função da elevação dos preços da pluma.

Para milho e soja, os especialistas esperam aumento na área plantada em 2021/22 em razão dos preços favoráveis praticados nos últimos meses, que têm oferecido boa margem ao produtor. Especialmente para a soja, espera-se incremento na produção tanto em áreas novas, avançando sobre pastagens, quanto em áreas tradicionalmente cultivadas por outras culturas.

No caso do arroz e do feijão, a demanda foi favorecida no último ciclo em razão do aumento da demanda de produtos da cesta básica, uma vez que o consumidor passou a fazer mais refeições em casa durante a pandemia. No caso do arroz, a rotação de culturas com a soja no Rio Grande do Sul, principal produtor brasileiro, tem oferecido boas condições de fertilidade para o solo. Para o feijão, há tendência de redução de área na primeira safra e aumento da segunda, principalmente por razões climáticas.

A Conab irá divulgar os dados do 1° Levantamento da Safra 2021/2022 de Grãos no dia 7 de outubro, ocasião na qual já serão captadas as primeiras informações vindo de campo para a safra vindoura.

Fonte: Conab

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu