CerradoCuradoriaManejoSoloVídeos
0

Os solos do Bioma do Cerrado

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Os solos do Bioma do Cerrado, originários de grossas camadas de sedimentos do Terciário, são geralmente profundos, sem horizontes diferenciados, de cor vermelha ou vermelho-amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e, consequentemente, intensamente lixiviados.

Perfil do Solo

Foto grátis vista da floresta de árvores quiver com cena do céu crepúsculo do sol lindo céu em keetmanshoop, namíbia

A textura predominante é a areia, seguida pela argila e, por último, o silte. Dessa forma, os solos são majoritariamente arenosos, areno-argilosos, argilo-arenosos ou, eventualmente, argilosos, com baixa capacidade de retenção de água. O teor de matéria orgânica nesses solos é baixo, geralmente variando entre 3% e 5%. Devido ao clima sazonal e ao longo período de seca, a decomposição do húmus é lenta. A microflora e a micro/mesofauna desses solos são pouco conhecidas, mas acredita-se que sejam características ou típicas, o que justificaria falar em “solo de cerrado” e não apenas em “solo sob cerrado”. Afinal, a flora e fauna do solo são partes integrantes que o distinguem de outros solos fisicamente ou quimicamente similares.

Características Químicas

Os solos do Cerrado são bastante ácidos, com pH variando de menos de 4 a pouco mais de 5, devido principalmente aos altos níveis de Al3+, que os torna tóxicos para a maioria das plantas agrícolas. Níveis elevados de íons Fe e Mn também contribuem para sua toxicidade. Esses solos são caracterizados por baixa capacidade de troca catiônica, baixa soma de bases e alta saturação por Al3+, tornando-os profundamente distróficos e inadequados para a agricultura. No entanto, a correção do pH por meio de calagem (preferencialmente com calcário dolomítico, que é um carbonato de cálcio e magnésio) e adubação com macro e micronutrientes pode torná-los férteis e produtivos para o cultivo de grãos e frutas. Exemplos de culturas bem-sucedidas em solos de Cerrado incluem soja, milho, sorgo, feijão, manga, abacate, abacaxi e laranja. Com a calagem e adubação, o Cerrado tornou-se uma importante área de expansão agrícola do Brasil nas últimas décadas. A pecuária também se expandiu com o cultivo de gramíneas africanas introduzidas, de alta produção e palatabilidade, como a braquiária.

Couraça Laterítica

Foto grátis secaEm algumas áreas do Cerrado, o solo pode apresentar concreções ferruginosas – conhecidas como canga – formando couraças lateríticas que dificultam a penetração da água da chuva ou das raízes, impedindo ou dificultando o desenvolvimento de vegetação mais exuberante e a própria agricultura. Quando essas couraças são espessas e contínuas, encontram-se sobre essas superfícies formas mais pobres e abertas de Cerrado. A porcentagem de solos com esse tipo de impedimento físico não é conhecida, mas deve ser significativa.

Erosão no Cerrado

A sobrepastejo de pastagens nativas de Cerrado expõe o solo, tornando-o suscetível à erosão. Devido às suas características texturais e estruturais, o solo do Cerrado é frequentemente sujeito à formação de grandes voçorocas. As características dos solos do Bioma do Cerrado permitem considerá-los como um Pedobioma, do Zonobioma II de Heinrich Walter.

Fonte texto: USP 11/06/2024

Imagens: freepik 11/06/2024

QUER SABER MAIS? Assista ao episódio Duvido você não entender os solos do Cerrado!

No episódio 53 o Escancaragro traz dois especialistas de peso para um bate-papo imperdível! Juntos, exploram as características únicas dos solos do Cerrado, discutem os detalhes do manejo por plantio direto e ainda mergulham nos métodos de ensino prático universitário. 🌱📚 Com Heliab Bomfim e Jerusa Maia, doutores e professores das disciplinas de manejo de solos da UNIFAAHF, duvido você não aprender sobre solos do Cerrado! 👩‍🏫👨‍🏫 Não perca essa oportunidade de enriquecer seus conhecimentos com quem realmente entende do assunto na teoria e na prática! 🚜🌿 Aperte o play e escute no caminho para a fazenda!

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: cerrado, Escancaragro, Especialistas, pastagens, solos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram