CuradoriaDoençaManejoPodcastSoja
0

Manejo integrado de mofo branco em soja

A semeadura da soja deve seguir o calendário do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e o Zarc

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Olá pessoal do Agro!

Hoje a curadoria Agro Insight é sobre o mofo branco da soja, uma das doenças mais importantes da cultura da soja, podendo causar perdas superiores a 50%.

A Embrapa estima que aproximadamente 10 milhões de hectares de cultivo de soja estejam infestados pela doença.

Mas afinal, o que é o mofo branco?

O mofo-branco é uma das mais importantes doenças que afetam a cultura da soja e é causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, que promove perdas que podem chegar a 70% de redução de produtividade (Meyer et al., 2019).

É uma doença de alta persistência na área, pois o agente causal tem mecanismos de sobrevivência de alta eficiência podendo perdurar por anos no solo, além de conseguir se manifestar na maioria das culturas cultivadas em nossos sistemas de produção.

E, como fazer o Manejo Integrado do mofo branco?

Para falar sobre o assunto, vamos reproduzir o programa de rádio da Embrapa, o Prosa Rural, no qual, o pesquisador Maurício Meyer, da Embrapa Soja, e o consultor Ricardo Brustolin, vão nos ajudar a entender a melhor forma de manejo dessa doença.

Esperamos que esse conteúdo possa trazer a informação que você precisa, do jeito que você precisa e na hora que você precisa.

Se inscreva na nossa newsletter e receba de forma agrupada as notícias que rolaram durante a semana. Clique aqui.

 

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

– Meyer et al. (2020) Eficiência de fungicidas para controle de mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) em soja, na safra 2019/2020: resultados sumarizados dos experimentos cooperativos. Embrapa Soja, 2020. 9 p. (Embrapa Soja. Circular técnica, 165).

– Meyer et al. (2019) Eficiência de fungicidas para controle de mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum) em soja, na safra 2018/19: resultados sumarizados dos experimentos cooperativos. Londrina: Embrapa Soja, 2019. 5 p. (Embrapa Soja. Circular técnica, 152).

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Manejo Integrado, mofo branco, Sclerotinia sclerotiorum, soja

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram