Exportação brasileiras de frutos cresceu 6% em meio à pandemia

Exportação brasileiras de frutos cresceu 6% em meio à pandemia
Especialistas
Especialistas
Exportação brasileiras de frutos cresceu 6% em meio à pandemia
/

(Transcrição Podcast)

Olá Todos vamos a mais um podcast Agro em Destaque em parceria com Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar!

Vamos ao nosso podcast de hoje, exportação de frutas brasileiras cresceu 6% em meio a pandemia.

Então segundo algumas informações da Globo Rural, apesar dos efeitos da covid 19 na economia, a exportação Brasileira de frutas superou o patamar de 1 milhão de toneladas e fechou 2020 com crescimento de 6% em relação a 2019. Este faturamento chegou aí a 875 milhões de dólares contribuindo desta forma, é claro para o agronegócio, um dos setores da economia que mais se sobressaiu neste cenário de crise.

Então, segundo informação aí da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, a Abrafrutas, um dos destaques em vendas foram as frutas cítricas, como limão, que aumentou 14% o volume embarcado no ano passado. A manga também foi a fruta com maior quantidade exportada e com grande expressividade no Nordeste, foram exportadas mais de 243 mil toneladas, equivalente a 13% a mais do que em 2019.

De forma proporcional, a alta mais expressiva foi na venda de laranja, o volume cresceu 139% e a receita 176%, atingindo um patamar aí um pouco maior que 4 milhões de dólares. Já o abacaxi teve um aumento de 110% em volume e 123% no valor, em relação ao ano passado.

Vale mencionar que segunda Abrafrutas, esse aumento é atribuído ao esforço dos produtores e ao maior interesse por alimentos que forneçam vitamina C e fortaleçam a imunidade, sobretudo é claro em tempos de pandemia.

Convém destacar também que o bom resultado se deve ao empenho dos produtores, que se adaptaram às questões de segurança e cumpriram todos os protocolos de maneira que atendessem às demandas com aumento das exportações.

Apesar de não figurar com maior destaque na balança comercial, no qual setor de grãos é o mais expressivo, a fruticultura é uma grande geradora de empregos em um ano de recessão como 2020, seguiu certamente muito fortalecido nos negócios.

Enfim, a fruticultura mesmo em cenários de pandemia, resistiu à crise e se destacou com aumento de volume e valores contribuindo de maneira expressiva, como um dos mais importantes segmentos para o agronegócio brasileiro.

E viva ao Agro!

Muito obrigado a todos, um forte braço, acompanhe as nossas podcasts e também nos sigam no canal Agro Insight no Instagram!

Professor Omar Sabbag da Unesp de Ilha Solteira

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

setembro 2021
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu