Dia Mundial da Agricultura!

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

A agricultura é uma atividade, talvez a mais antiga, praticada pelo homem. A importância da agricultura para o ser humano é algo indiscutível. O homem necessita da agricultura para sua alimentação, suas vestimentas, produção de energia e medicamentos, para o descanso, dentre outras necessidades. Por ser ela capaz de prover diversos produtos para atender às necessidades humanas, já justifica a sua importância. No entanto, não é somente isso. Para que a agricultura produza aquilo que o homem necessita, se faz necessário o trabalho do homem.

No início da civilização, cada agricultor cultivava aquilo que era necessário ao seu sustento e de sua família. Também trocava com os vizinhos os produtos que ele necessitava, mas que não produzia. A troca é uma das primeiras relações de comercio. A forma inicial da agricultura era nômade, ou seja, o homem preparava a terra, plantava, cultivava, colhia e depois migrava para outro lugar. À medida que a agricultura se tornou uma atividade capaz de atender às necessidades do homem e gerar renda, ela deixou de ser nômade e se fixou.

No Brasil, durante os séculos 19 e 20, principalmente, houve forte migração interna na busca de terras para desenvolver a agricultura. Mineiros e paulistas foram para Goiás e para o Paraná; gaúchos foram para o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Piaui. Também houve grandes migrações de agricultores do Nordeste do Brasil para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, especialmente em épocas de grandes secas no Nordeste.

Toda essa migração, por meio da agricultura, promoveu a ocupação das várias regiões brasileiras. Regiões que eram verdadeiros vazios demográficos hoje são prósperas cidades, como Londrina, Maringá, Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Rio Verde, Jataí, Dourados, Maracaju, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Balsas, Luiz Eduardo Magalhães, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, dentre outras. Essas cidades, além de terem a sua economia fundamentada na agricultura, apresentam índices espetaculares de desenvolvimento humano. Tornando-se também referência tanto na produção de grãos, carnes, fibras e biocombustível, como no que se refere à inovação na agricultura.

O Brasil é grande produtor de soja, de carnes, de algodão, de suco de laranja, dentre outros produtos cuja importância para a balança comercial é espetacular. O PIB Agrícola do Brasil, em 2022, foi de 25,5 % do total, o que é um percentual altamente significativo. Do total exportado pelo Brasil, em 2022, 47,6 % foi de produtos agrícolas. A participação da agricultura na geração de empregos é da ordem de 20% de todos os empregos. A agricultura também teve o seu escopo aumentado, sendo também hoje uma atividade importante para o turismo. Com isso, aparece o conceito de multifuncionalidade da agricultura.

No Dia Mundial da Agricultura, o grande homenageado é o Agricultor, que possui uma capacidade empreendedora espetacular, independentemente da área cultivada e das espécies com as quais trabalha. Para o agricultor, que é aquele que desenvolve uma atividade com muitos riscos, o nosso reconhecimento por tudo àquilo que ele produz para atender às nossas necessidades diárias, seja enquanto descansamos, nos alimentamos, nos vestimos, nos locomovendo ou nos distraímos.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Embrapa/Notícias – 20 de Março: Dia Mundial da Agricultura. Março de 2023.

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agricultura, embrapa

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram