Contribuições da Inteligência Territorial para o pilar Ambiental da Sustentabilidade

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Notícias para o Agro)

Por Gustavo Spadotti A. Castro, Chefe-geral da Embrapa Territorial e membro do Conselho Científico Agro Sustentável

No dia 5 de junho, foi celebrado mais um Dia Mundial do Meio Ambiente. A data nos convida a refletir sobre a preservação dos recursos naturais e a conscientização de todos os cidadãos acerca da necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Destaco, neste texto, a relevância da data e os paralelos com os trabalhos desenvolvidos por nosso centro de pesquisa.

O corpo técnico-científico da Embrapa Territorial tem se empenhado incessantemente em descortinar o papel de cada um dos atores na proteção, preservação e conservação ambiental, auferindo, com números, mapas e fatos, a sustentabilidade do mundo rural brasileiro. Entre nossas áreas de atuação, destacam-se as análises sobre a atribuição, ocupação e uso das terras do território brasileiro, o monitoramento do balanço de carbono e da biodiversidade faunística em nossos sistemas de produção e a valorização do papel dos produtores rurais na preservação do meio ambiente.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta fundamental para o planejamento e controle ambiental das propriedades rurais. Por meio de análises circunstanciadas, fornecemos informações estratégicas para auxiliar a formulação de políticas públicas e privadas, além da tomada de decisões e adoção de práticas sustentáveis por parte dos produtores. Essa iniciativa fortalece a gestão ambiental, incentiva o cumprimento da legislação e promove a conservação dos recursos naturais em áreas rurais.

Além disso, a Embrapa Territorial se dedica ao monitoramento do balanço de carbono e da biodiversidade faunística em nossos sistemas de produção, compreendendo a importância de conservar a rica diversidade de animais presentes em nosso País, bem como analisar melhorias no balanço entre as emissões e o sequestro de carbono por meio das boas práticas agropecuárias. Com estudos e pesquisas, buscamos compreender os impactos das atividades humanas sobre a fauna e o ciclo do carbono, identificando espécies ameaçadas e propondo medidas de conservação que conciliem o desenvolvimento agrícola com a proteção da biodiversidade e a redução do impacto dos gases do efeito estufa nas mudanças climáticas.

Nossos esforços também se voltam à valorização do papel dos produtores rurais na preservação do meio ambiente, pouco reconhecidos por dedicarem área, tempo e recursos financeiros em prol da vegetação nativa. Reconhecemos estes profissionais como campeões na missão de produzir alimentos, fibras e energias renováveis em cumprimento com a legislação vigente, o que promove o equilíbrio de nossos biomas. Por meio de capacitações, treinamentos e disseminação de tecnologias, incentivamos a adoção de práticas sustentáveis para a conservação dos recursos naturais, a recuperação de áreas degradadas e a produção com boas práticas agrícolas altamente tecnificadas. Esta transferência de tecnologias leva em consideração a tipologia/situação do produtor rural, ou seja, é adaptada à sua condição de renda, escala de produção e localização. Com ciência e prática, também auxiliamos na promoção da imagem do Agro brasileiro, seja junto aos nossos varejistas e consumidores locais, seja em fóruns internacionais, buscando evidenciar a sustentabilidade de nossa produção agropecuária.

No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, é importante ressaltar que a preservação ambiental não é apenas responsabilidade de um órgão ou instituição, mas sim um compromisso coletivo. A Embrapa Territorial reafirma seu comprometimento em promover ações que contribuam para a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. Podemos e devemos mostrar ao mundo que: Produção e Preservação andam de mãos dadas! Contem conosco nesta missão!

 Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn

Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Mariana Cremasco
MTB: 60.856/SP
19 99781-6909
[email protected]

*Conteúdo produzido por terceiros. A equipe Agro Insight não se responsabiliza pelas informações.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Dia Mundial do Meio Ambiente, Produção orgânica, Segurança alimentar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram