AlgodãoColheitaCulturasOperações
0

Como evitar índice de fibra curta no algodão

algodão algodoeiro manejo

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Os fatores que determinam o índice de fibra curta são o material genético e o manejo da capação química no momento certo para evitar disparidade entre baixeiro e ponteiro. Para saber se as maçãs do ponteiro serão aproveitadas ou não, o técnico ou o produtor deve observar, de cima para baixo, se as maçãs localizadas na quinta posição (no quinto entre-nó) estão maduras fisiologicamente, ou seja, possuem coloração marrom onde há as sementes formadas.

Se elas estiverem maduras fisiologicamente, esse é o momento de aplicar o maturador de maçãs, lembrando que é necessário utilizar desfolhante e adjuvante antes disso para que as folhas caiam e as maçãs fiquem expostas à aplicação do maturador.

É possível utilizar os desfolhantes juntamente com o maturador de maçãs quando as maçãs estão fisiologicamente maduras em uma posição mais superior (na terceira ou na quarta posição). A partir da terceira posição, basta aplicar desfolhante, não sendo mais necessário utilizar o maturador de maçãs.

Ao utilizar esses produtos, é fundamental considerar a temperatura. Para uma aplicação adequada, a temperatura deve estar constante durante o dia e a previsão climática deve sugerir aumento ou manutenção de temperatura para os próximos 4 ou 5 dias. Por outro lado, se a previsão indicar diminuição da temperatura os produtos não ocasionarão os efeitos desejados.

Além disso, algumas variedades podem demandar duas aplicações de desfolhante. Essa segunda aplicação deve ser realizada caso a primeira aplicação tenha sido realizada em condições adequadas e, após 7 ou 8 dias, as folhas ainda não estão caindo.

Fonte: Eng. Agr. Luís Henrique Kasuya da Kasuya Inteligência Agronômica.www.kasuya.com.br

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: classificação do algodão, índice de fibra curta, qualidade do algodão

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram