CuradoriaFitossanitário
0

Classificação e Combinação de Herbicidas

Controle biológico

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Curadoria Agro Insight

Atualmente a principal ferramenta no manejo de plantas daninhas no Brasil é o uso de herbicidas. Embora outras estratégias (como a rotação de culturas) devam sempre ser utilizadas, os herbicidas continuam sendo a principal alternativa utilizada por técnicos e produtores, de modo geral.

O herbicida mais usado e vendido é o glifosato, sistêmico de ação total, não-seletivo e pós-emergente. Mas a lista de herbicidas disponíveis no mercado, com diferentes ingredientes ativos e mecanismos de ação, é muito grande. Além disso, há muitos produtos comerciais com o mesmo ingrediente ativo e/ou mecanismo de ação, mas com nomes comerciais diferentes.

Esse contexto, de grande oferta de produtos com diferentes características e diversidade de nomes comerciais, pode dificultar a tomada de decisão pelo produtor ou técnico, no momento da escolha do melhor herbicida ou combinação de herbicidas.

Por essa razão, um grupo de pesquisadores desenvolveu algumas tabelas (Chart) com a Classificação de Herbicidas no Brasil. De acordo com os autores, esse material tem como objetivo facilitar a produção de conhecimento sobre o uso de herbicidas. Além de facilitar a tomada de decisão no manejo de plantas daninhas e melhorar a documentação do uso de herbicidas em uma determinada área.

O Chart possui duas páginas, a primeira mostra a classificação de todos os ingredientes ativos de herbicidas que estão com registros em vigência no Brasil, enquanto a segunda, mostra todos os herbicidas pré-misturados e de ingredientes ativos diferentes registrados para uso no Brasil.

O Chart completo pode ser acessado clicando AQUI.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

OLIVEIRA, M.C.; PEREIRA, G.A.M.; TAKANO, H.; NUNES, A.L.; Dos REIS, M.R. Chart: Classificação de Herbicidas no Brasil. Disponível em: https://maxweeds.rbind.io/pt/post/herbicidas-2020/

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Herbicidas, Ingrediente ativo dos herbicidas, Mecanismo de ação dos herbicidas

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram