ClimaCuradoria
0

Chuvas volumosas nos próximos dias

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

ZCAS deverá ocasionar chuvas volumosas nos próximos dias
Atenção para o leste da Bahia e Sergipe

Criança desfrutando da felicidade da infância brincando na poça de água depois da chuvaO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para condições favoráveis à ocorrência de chuvas volumosas. O destaque é para a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe. De acordo com os modelos numéricos de previsão, a tendência é que a partir de sábado (23) uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configure, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva na área de atuação. O Inmet segue monitorando a evolução deste sistema, por isso recomenda-se acompanhar as atualizações diárias das previsões de tempo e avisos meteorológicos especiais. Os avisos meteorológicos especiais são publicados diariamente no portal em alertas2.inmet.gov.br/. O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Fonte: INMET 22/11/2024

INMET completa 115 anos de olho na inovação tecnológica
Instituto Nacional de Meteorologia comemora sua fundação neste 18 de novembro
No momento em que completa 115 anos de fundação neste 18 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) reforça a importância do órgão na esfera governamental e na sociedade como um todo como uma ferramenta de extrema valia na captação de dados atuais e estudos no âmbito da meteorologia e climatologia e, ainda, um maior fortalecimento da rede de estações meteorológicas do órgão, com inovação e tecnologia. O diretor do INMET, Naur Pontes, afirma que o INMET tem que manter atualizados o banco de dados, que é acessível à sociedade, como o guardião da memória climática nacional. Veja a seguir a entrevista:
O INMET completa 115 anos num momento em que as mudanças climáticas são evidentes e estão acontecendo sob os olhos do mundo. Qual a importância da instituição nesse contexto? Naur Pontes: Desde a sua fundação o INMET coleta informações valiosas e indispensáveis para os estudos sobre mudanças climáticas e consequentes ações. Ele publica as Normais Climatológicas usadas nacional e internacionalmente por instituições operacionais e de pesquisas ligadas ao tema. Elas são as principais referências para tais estudos.
Trata-se de um trabalho gigantesco do INMET, pois ele tem que instalar, operar e manter uma vasta rede de estações de observações, dentro dos exigentes padrões da Organização Meteorológica Mundial. Ele tem que dispor de um moderno sistema de transmissão de dados para permitir a recepção de grande quantidade de dados nos centros processadores e armazenadores das informações. O INMET tem que manter atualizado o seu Banco de Dados, acessível a todos, como o guardião da memória climática nacional.

Fonte: INMET 22/11/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: aviso meteorológico, chuvas volumosas, leste da Bahia, Recôncavo Baiano, Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
LinkedIn
YouTube
Instagram