CuradoriaSoja
0

Características das lavouras de soja de máxima produtividade

Brasil vende o maior volume de soja aos Estados Unidos desde 2014

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Hoje, trouxemos um resumo das características das lavouras campeãs de produtividade da soja na safra 2022/23.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja é realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil-CESB e tem como objetivo estimular os sojicultores e os consultores técnicos a desafiarem seus conhecimentos e incentivar o desenvolvimento de práticas de cultivo inovadoras que possibilitem extrair o máximo potencial da cultura, visando a sustentabilidade da sojicultura e de todo o sistema produtivo.

Tabela 1. Parametros das lavouras campeãs.

Parametro REGIÃO SUL REGIÃO CENTRO-OESTE REGIÃO SUDESTE REGIÃO NORDESTE REGIÃO NORTE
Rotação de culturas Soja/Milho/Aveia

Soja/Feijão/Aveia

Soja/Aveia

Soja/Aveia

Milho+Braquiária/Soja

Milho+Braquiária/Soja

Milho+Braquiária/Soja

Milho+Braquiária/Soja

Milho+Braquiária/Soja

Milho+Braquiária/Soja

Soja/Milho

Feijão/Aveia

Soja/Milho

Feijão/Milho

Soja/Milho

Soja/Milho

Algodão

Soja

Milho+Braquiária

Algodão

Algodão

Soja

Soja

Milho+Braquiária

Algodão

Soja/Crotalária

Soja

Resistência à penetração Ideal Aceitável entre 15 e 30cm Ideal e Aceitável aos 30 e 45cm Ideal Ideal e Aceitável de 40-55cm
COT (%) Alto (0-10cm) e Médio (10-60cm) Médio (0-60 cm) Médio (0-40 cm) Médio (0-20 cm) Baixo
pH (0-10cm) Ideal Ideal Ideal Ideal Ideal
MO (0-10cm) Ideal Ideal Ideal Ideal Baixo
P (0-10cm) Ideal Ideal Ideal Ideal Baixo
K (0-10cm) Ideal Aceitável Ideal Ideal Baixo
Micro nutrientes (0-10cm) Ideal ou Aceitável Ideal, Aceitável ou Restritivo Ideal e restritivo Ideal ou Aceitável Ideal, Aceitável ou Restritivo
pH (10-20cm) Ideal Ideal Ideal Ideal Ideal
MO % (10-20cm) Ideal Ideal Aceitável Aceitável Baixo
P (10-20cm) Restritivo Aceitável Ideal Ideal Baixo
K (10-20cm) Ideal Aceitável Ideal Ideal Baixo
Micro nutrientes (10-20cm) Ideal, Aceitável ou Restritivo Ideal, Aceitável ou Restritivo Ideal e Aceitável Ideal, Aceitável ou Restritivo Ideal, Aceitável ou Restritivo
População obtida (plantas/ha) 311.111 260.000 248.000 204.000 170.000
Espaçamento entrelinhas (cm) 45 50 50 50 50
Tamanho de semente (mm) 7 6,5 6,5 6 6
Profundidade da semeadura (cm) 3 4 3 4
Produtividade (sacas/ha) 133 106 135 120 109

As lavouras campeãs de produtividade possuem em comum um excelente equilibrío das propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Observa-se que a análise química indica que os principais parametros encontram-se em uma condição ideal. Com excessão da lavoura da região Norte, que apresentou teor de matéria orgânica (M.O.), carbono orgânico total (COT), fósforo (P) e potássio (K). Provavelmente, sendo essa uma das razões de ter apresentado uma das menores produtividades em relação às demais campeãs.

Com relação à física do solo, verificou-se a ausência de camadas compactadas nas cinco lavouras, indicando um manejo eficiente do solo, com adoção de práticas conservacionistas que evitam a perda de solo por erosão (Ex: sistema plantio direto).

Os resultados positivos na qualidade do solo, são, provávelmente, reflexo de um bom manejo do sistema de cultivo, que inclui a utiliação do sistema plantio direto com uma rotação de culturas estruturada e com uma diversidade mínima de três espécies. Entretanto, nas lavouras com maior produtividade o sistema de rotação inclui de quatro a seis espécies. A diversidade de espécies contribui para a melhoria da estrutura do solo, incrementando a infiltração da água das chuvas, diminuindo a densidade do solo, ciclando nutrientes, e incorporando MO/COT e promovendo o aumento em quantidade e diversidade da biota do solo.

Com relação aos parâmetros técnicos de plantabilidade, a população de plantas entre 148 e 311 mil plantas por hectare parece ser a mais recomendada, pois essa foi a população obtida nas duas lavouras com maiores produtividades (Sul e Sudeste).

Os demais parâmetros de plantio que são similares das cinco lavouras campeãs são: a) espaçamento entrelinhas de 45 a 50cm; b) tamanho de semente entre 6 e 7mm; e c) profundidade da semeadura entre 3 e 4cm.

Compreende-se que cada produtor possui sua própria realidade, porém, os parametros apresentados na Tabela 1 podem ser entendidos como indicadores de altas produtividades. Contudo, é importante levar em conta que o ecossistema produtivo é complexo e precisa estar em equilíbrio. Equilíbrio que só pode ser alcançado através de um manejo focado no sistema (rotação de culturas, diversidade de espécies, sistema plantio direto, controle da erosão, porosidade do solo, adubação equilibrada, zoneamento agroclimático, etc…)

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: CESB, Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram