CulturasDaniele NascimentoEspecialistasMorango
0

Brasil importa mais de 70% das mudas de morango cultivadas

Características da cultura

O morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.) é a única hortaliça pertencente à família das rosáceas e surgiu do cruzamento casual das espécies Fragaria. chiloensis e Fragaria. virginiana. A planta é formada a partir da coroa (caule modificado, semi- subterrâneo) e cada planta pode apresentar uma ou mais coroas das quais emergem folhas, inflorescências, estolões e raízes adventícias. Cada coroa funciona como uma parte independente na planta, com cerca de 90% das raízes concentradas nos primeiros 20 cm do solo.

No Brasil, o morangueiro é produzido principalmente em pequenas propriedades rurais com a utilização de mão de obra familiar. Nos últimos anos houve aumento na produção e na área cultivada, porém o custo de produção vem se tornando preocupante em decorrência de alguns insumos serem cotados em dólar, principalmente as mudas, que são importadas. Essa condição pode agravar o desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira.

Programas de melhoramento genético conduzidos nos Estados Unidos, Itália e Espanha são a origem da maioria das mudas hoje cultivadas no país. Esse fato faz com que os produtores fiquem dependentes desses materiais.

Volume de importação e custo

São importadas mais de 200 milhões de mudas de morangueiro todos os anos*[1], isso representa mais de 70% da necessidade! Essa dependência de importação de mudas vindas do Chile, Argentina e mais recentemente da Espanha tem resultado no aumento do custo de produção de morangos no Brasil, pois os valores estimados para o ano agrícola de 2021, estão em cifras de R$1500 a R$1700,00 o milheiro de mudas*[2], tendo em vista, que estas são cotadas em dólar. Além disso, a utilização de mudas importadas vem trazendo inconvenientes aos produtores e técnicos especializados da cultura, pois apresentam baixo vigor e infecção por patógenos que até o momento não foram descritos em regiões produtoras do Brasil.

Perspectivas para 2021

A expectativa é que a para a safra 2021 algumas empresas importadoras de mudas posicionem novos materiais, em especial cultivares neutras, que apresentem maior tolerância ao calor e possuam período de colheita mais amplo. No entanto, este fato não contribui para a mitigação dos problemas que estão acontecendo na atualidade na cadeia produtiva do morangueiro no Brasil e, por outro lado, algumas instituições brasileiras vêm trabalhando para criar cultivares adaptadas às condições climáticas locais e aos diferentes sistemas de produção adotados.

Os custos e a rentabilidade de produção de morangos também vão variar de acordo com o nível de tecnologia empregada, os sistemas de produção adotada (túnel baixo, túnel alto, cultivo no solo ou cultivo protegido) e o valor alcançado na comercialização do produto. Outra variável é o sistema de cultivo, podendo ser convencional ou orgânico, alcançando diferentes nichos de mercado.

REFERÊNCIAS:

EMBRAPA. Anuário HF. 2020. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213216/1/Anuario-HF-2020-LEC Antunes.pdf. Acesso em 22 de out. 2020.

MELO, G. W. B.; BORTOLOZZO, A. R.; VARGAS, L. Produção de morangos no sistema semi-hidropônico. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2006.

MOREIRA, A. F. P. Caracterização molecular, morfológica e agronômica de genótipos avançados de morangueiro de dia neutro. Tese (Doutorado em Agronomia) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina-PR, 2020.

PALHA, M. G. et al. Manual do morangueiro. Edição; Projecto PO AGRO DE&D, n° 193: Tecnologia de produção integrada no morangueiro visando a expansão da cultura e a reconquista do mercado. São Paulo. 2005.

ZEIST, A. R.; RESENDE, Juliano Tadeu V de. Strawberry breeding in Brazil: current momentum and perspectives. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 37, n. 1, p.7-16, mar. 2019.

[1] Informação pessoal Profº Dr. Juliano Tadeu Vilela de Resende (UEL)

[2] Informação da BIOAGRO-Importadora de Mudas

Tags: , ,

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

abril 2021
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu