Agroecol 2024: prazo prorrogado para envio de trabalhos

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Trabalhos científicos (resumos expandidos, artigos e relatos de caso) para o Agroecol 2024 poderão ser submetidos até 11 de novembro

Arte: Christiane Congro Comas - Prazo de submissão de trabalhos foi prorrogado até 11 de novembro

O prazo para submissão de trabalhos científicos para o Agroecol 2024 foi prorrogado. Agora os interessados ​​têm até 11 de novembro de 2024 para enviar seus trabalhos acadêmicos sobre agroecologia. Todos os trabalhos (técnicos, técnico-científicos e relatos de experiências) submetidos, aprovados pela Comissão Técnico-Científica e apresentados no Agroecol, serão publicados na Revista Cadernos de Agroecologia.
O Agroecol reunirá na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, pesquisadores, profissionais e estudantes, além de agricultores familiares, produtores rurais e povos tradicionais, interessados ​​nas práticas sustentáveis ​​e na inovação no setor agrícola, com ênfase nos sistemas produtivos agroecológicos. De 4 a 6 de dezembro, as atividades acontecerão na UFMS, no Complexo Multiuso, Auditório 2 e no Espaço Feira. Já no dia 7 de dezembro, as atividades serão realizadas na Agraer, quando acontece visita à agrofloresta.
O evento vai promover a aproximação dos principais atores da agroecologia no estado do Mato Grosso do Sul, possibilitar espaço de disseminação de estudos técnico-científicos, ampliar a socialização do conhecimento agroecológico e fortalecer canais e redes de produção e comercialização.
A coordenadora do Agroecol e professora do curso da Engenharia de Alimentos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Raquel Pires Campos explica que o Agroecol oportuniza a integração de diferentes atividades relacionadas às práticas agroecológicas buscando fortalecer as discussões sobre o Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável (Pleapo/MS). Também buscamos fortalecer os sistemas agroalimentares sustentáveis, com vistas a valorizar as pessoas do campo”, explica Raquel.
Raquel explica que o evento terá sete mesas redondas com diferentes temáticas, dois Encontros, várias oficinas e uma visita sobre sistema agroflorestal no Centro de Pesquisa da Agraer. O evento é uma oportunidade única para profissionais, pesquisadores e produtores trocarem experiências e aprofundar discussões sobre as melhores práticas”, comenta a coordenadora.
O Coordenador da Comissão Técnico-Científica do Agroecol, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços e do Curso de Geografia, que também é Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul l(UFMS) do Campus do Pantanal, Edgar Aparecido da Costa explica que o evento está sendo organizado em eixos temáticos. “Os eixos são: desenvolvimento territorial em bases agroecológicas; manejo de agroecossistemas sustentáveis; agricultura familiar e produtos da sociobiodiversidade; uso e conservação dos recursos naturais; sistemas agroflorestais de base agroecológica; educação do campo; construção de conhecimentos agroecológicos; sementes e propágulos de base agroecológica; saúde, agroecologia e homeopatia e produção animal agroecológica.
Ele explica que a escolha desses eixos foi feita com base nas experiências dos eventos anteriores e acrescenta “o objetivo desses eixos e da descrição deles é permitir que uma grande amplitude de pensamentos, de formas de fazer e de pensar a agroecologia possam participar do evento e trazer suas contribuições”.
“Além disso, nesta edição  oferecemos a oportunidade de publicação de todos os trabalhos aprovados pela Comissão Técnico-Científica do Agroecol na Revista Cadernos de Agroecologia. A Revista é avaliada com o QUALIS B1. Consideramos importante a apresentação dos trabalhos em sessões temáticas ao longo do evento, proporcionando visibilidade e oportunidade de intercâmbio científico”, acrescenta Edgar.
O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e membro da Comissão Técnico-Científica do Agroecol, Milton Padovan explica que a Revista Cadernos de Agroecologia é uma publicação da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Essa Revista divulga conhecimentos agroecológicos construídos a partir de diálogos de saberes técnico-científicos e populares. “A Revista teve início em 2006, publicando Anais do Congresso Brasileiro de Agroecologia, e ao longo desses anos já publicou artigos e resumos expandidos de centenas de trabalhos técnico-científicos e relatos de experiências apresentados em diversos eventos de Agroecologia.
“A Revista está registrada sob o ISBN 2236-7934 e qualificada como Revista B1 Interdisciplinar, de acordo com a Plataforma Sucupira da CAPES, o que é uma ótima indexação. Trata-se de uma ótima oportunidade para profissionais e estudantes publicarem trabalhos e qualificarem seus currículos, inclusive na plataforma Lates”, acrescenta Padovan.
Realização – O evento é uma realização da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tem ainda patrocínio da Associação Brasileiro de Agroecologia (ABA) e da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
Inscrição – Para participar do evento, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link https://forms.gle/ijncrpqYhfQZKLPg8. Para enviar publicações, é preciso consultar o regulamento da submissão de publicações, disponível na página eletrônica do Agroecol (https://agroecol.ufms.br/trabalhos/). O material elaborado de acordo com as normas do evento deve ser enviado para [email protected].

Fonte: Portal Embrapa 04/11/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agricultura familiar, Agroecol 2024, Agroecologia, educação do campo, Inscrição, manejo de agroecossistemas, práticas sustentáveis, produtos da sociobiodiversidade, recursos naturais, sistemas agroecológicos, Sistemas agroflorestais, submissão de trabalhos científicos

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram