Megatendências do Agro: Agrodigital

Um farol para a Gestão Agrícola

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Antecipar mudanças sobre o agro brasileiro e preparar os tomadores de decisão para o que está por vir. Com este propósito a Embrapa traz oito megatendências que têm como base os estudos de futuro do Sistema de Inteligência Estratégica da Empresa.

Hoje vamos abordar a terceira megatendência para o Agro, segundo a Embrapa, que é o Agrodigital.

MEGATENDÊNCIAS

  1. Sustentabilidade
  2. Adaptação à mudança do clima
  3. Agrodigital
  4. Intensificação tecnológica e concentração da produção
  5. Transformações rápidas no consumo e na agregação de valor
  6. Biorrevolução
  7. Integração de conhecimento e de tecnologias
  8. Incremento da governança e dos riscos
  9. 3. Agrodigital

Diversas forças das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) vêm moldando as mais diferentes cadeias produtivas em todos os setores econômicos. As tecnologias emergentes, como IoT, big data, 5G, realidade aumentada, computação quântica, robótica, sensores, impressão 3D e 4D, integração de sistemas, conectividade ubíqua, inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (machine learning – ML) e blockchain, entre outras, estão impulsionando uma revolução no campo, caracterizando o chamado processo de digitalização do agro.

Essas tecnologias estão impactando o agro de maneira similar ao que ocorreu no setor nas primeiras décadas do século 20 com a mecanização agrícola. Elas estão causando, e causarão ainda mais, aumento de rendimento, redução de custos e do impacto ambiental. Se, por um lado, a transformação digital representa uma oportunidade, por outro, há o desafio de conectividade no meio rural e a ameaça de crescimento do hiato entre o produtor mais tecnificado e aquele incapaz de aderir a esse novo modelo. O agro se torna digital à medida que o gerenciamento de tarefas dentro e fora da fazenda se concentra em diferentes tipos de dados obtidos por meio de sensores, máquinas, drones e satélites para monitorar, controlar e agir sobre solo, água, animais e humanos. Planejar, abastecer, produzir, distribuir, armazenar, processar e comercializar nas cadeias produtivas do agro será um conjunto de atividades crescentemente digitalizadas e interconectadas.

Bolfe et al. (2020a) apontam desafios científicos, tecnológicos, sociais e econômicos para amplificar a digitalização do campo, elencando ainda as principais tendências e oportunidades na transformação digital da agricultura brasileira nos próximos anos (Figura 1). Dessa forma, as tecnologias digitais têm elevado potencial para amparar futuras ações de PD&I em mapeamentos multiescalares, análises integradas e gestão de bases de dados dos solos tropicais, favorecendo a melhor tomada de decisão na produção de alimentos, fibras e energia.

Figura 1. Principais desafios e oportunidades na transformação digital da agricultura brasileira. Fonte: Bolfe et al. (2020a).

Tendências

  • Avanços no uso das tecnologias no processo de transformação digital no meio rural
  • Crescimento da economia digital integrando os diferentes elos das cadeias produtivas
  • Avanço da ciência de dados e Big Data, informática agroalimentar, inteligência artificial e aprendizado de máquina, cooperativas de dados
  • Disrupturas a partir da realidade virtual, realidade aumentada, impressão 3D & 4D em alta resolução, blockchain e crisptografia digital
  • Novas tecnologias e sensores e biossensores para monitorar ambiente e estresse bióticos e abióticos

Implicações

Uma revolução digital, de automação e dados, acontecerá no campo, facilitando decisões técnicas e gerencias ao longo de toda a cadeia produtiva, por meio de tecnologias disruptivas digitais, de automação e de dados, como a robotização e a hiperautomação, 5G, novas tecnologias de sensores/biossensores, nanossensores, impressão 3D & 4D, computação quântica, inteligência artificial, blockchain, big data, as quais poderão trazer transformações disruptivas, o que implica a necessidade de integração para promoção de convergência no agro.

A digitalização da agricultura é vista como uma nova revolução, com potencial de criar valores compartilhados desde os produtores até os consumidores. A conectividade é um dos elementos de maior relevância para o ganho de escala dessa revolução e um dos principais desafios.

O poder transformador da agricultura digital é enorme, e implica o desafio de que seja também uma ferramenta para que a agricultura atenda aos ODS (ITU, 2021) e atenue efeitos negativos da concentração de riqueza.

Será necessário capacitar pequenos e médios produtores, agrônomos, extensionistas e técnicos agrícolas em tecnologias digitais visando a inclusão digital e a sustentabilidade da Agricultura.

A integração e a diversidade de sensores utilizados na agricultura e sua gestão ainda são linhas de pesquisa importantes, especialmente quando explorados com IoT e redes de sensores. Ainda precisam ser testados no ambiente agrícola, em razão dos desafios significativos no que se refere à conectividade, ao consumo de energia e à robustez contra danos.

A interoperabilidade e a rede digital da agricultura permitirão novos sistemas de controle de processo e novos modelos de vendas, plataformas de troca nas quais os dados são negociados.

Existem vários componentes da transformação digital na agricultura envolvidos nessa tendência global. Da fertilidade do solo à conectividade, os sensores IoT são partes essenciais da agricultura; a energia em dispositivos remotos rurais é um enorme desafio e há soluções criativas sendo exploradas; drones e satélites são usados para coleta de dados da vegetação e da fazenda. A transformação digital também ocorre em operações financeiras e educacionais no meio rural.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

VISÃO de futuro do agro brasileiro: sumário executivo. Brasília, DF: Embrapa, 2022. 8 p., 2022

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: 5G, aprendizado de máquina, aprendizado de máquina (machine learning – ML), Big Data, biossensores, cooperativas de dados, iência de dados, impressão 3D & 4D, informática agroalimentar, inteligência artificial, inteligência artificial (IA), Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram