Bioanálise: um diagnóstico preciso da saúde do solo

Motivos pelos quais ainda perdermos mais de 50% do nitrogênio aplicado

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro insight)

Hoje na curadoria Agro Insight, o tema é a evolução da análise de solo. A análise de solo sempre foi focada nas características químicas e alguns parâmetros físicos, sem levar em conta aspectos biológicos. Mas a partir de agora, uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa vai possibilitar a realização de um diagnóstico completo, podendo-se avaliar também, a maquinaria biológica do solo. Trata-se da Bioanálise de Solo.

Bioanálise de solo

O ativo BioAS é uma tecnologia que agrega o componente biológico às análises de rotina de solos. Consiste na análise das enzimas arilsulfatase e beta-glicosidase, associadas aos ciclos do enxofre e do carbono, respectivamente. Por estarem relacionadas, direta ou indiretamente, ao potencial produtivo e à sustentabilidade do uso do solo, essas enzimas funcionam como bioindicadores e ajudam a avaliar a saúde dos solos.

A tecnologia BioAS também envolve o cálculo de Índices de Qualidade de Solo (IQS), calculados com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFertbio ) e separadamente (IQSBio e IQSQuim). Trata-se de uma inovação que está alinhada ao objetivo de viabilizar tecnologias que promovam a sustentabilidade das atividades agrícolas com o equilíbrio ambiental.

Até recentemente, a presença de bioindicadores que ajudassem a avaliar a saúde dos solos ainda não fazia parte das rotinas de análises de solo. Essa ausência do componente biológico nas análises de rotina ocorria não só no Brasil, mas na maioria dos países do mundo.

Nos últimos 20 anos o grupo de pesquisa com Bioindicadores de Qualidade de Solo, da Embrapa, tem se dedicado à seleção de bioindicadores robustos, que permitam que o agricultor brasileiro possa monitorar a “saúde” de seu solo, sabendo exatamente o que avaliar, o porquê avaliar, como avaliar, quando avaliar e principalmente, como interpretar o que foi avaliado.

A grande vantagem da BioAS é que as enzimas são mais sensíveis que indicadores químicos e físicos, detectando com maior antecedência alterações que ocorrem na saúde do solo, em função do seu uso e manejo. As duas enzimas selecionadas são altamente correlacionadas com o rendimento de grãos e com a matéria orgânica do solo.

PRINCIPAIS VANTAGENS:

  • Precisão
  • Coerência
  • baixa variabilidade temporal
  • Sensibilidade
  • Simples determinação analítica
  • Estão ligados à ciclagem da matéria orgânica do solo
  • Não são influenciadas pela aplicação de adubos
  • Envolvem o uso de reagentes de baixo custo relativo e fora da lista de controle do Exército
  • Se adequam aos aspectos relacionados à amostragem de solo após a colheita das culturas e aos mesmos procedimentos adotados no pré-tratamento das amostras de solo para as análises de fertilidade química (podem ser secas ao ar e peneiradas em peneira de malha 2 mm).

A recomendação da arilsulfatase e da beta-glicosidase coloca o Brasil na vanguarda mundial desse assunto. Seu uso como parte das rotinas de análise de solo também favorecerá a inserção do país na bioeconomia, fornecendo métricas para atestar que o crescimento agrícola com sustentabilidade é, de fato, uma grande oportunidade para o nosso país. A principal aplicação do ativo é a agregação nas análises de rotina de solo de parâmetros que verificam o nível de atividade biológica do solo, para auxiliar na tomada de importantes decisões sobre o manejo da propriedade agrícola.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

EMBRAPA CERRADOS. Tecnologia BioAS: tecnologia de bioanálise de solo Embrapa como a mais nova aliada para a sustentabilidade agrícola. Planaltina, DF, 2020. 6 p.

MENDES, I. de C.; SOUSA, D. M. G. de; REIS JUNIOR, F. B. dos; LOPES, A. A. de C. Bioanálise de solo: como acessar e interpretar a saúde do solo. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2018.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: arilsulfatase, BioAS, embrapa, enzimas do solo, qualidade do solo, saúde do solo, β-glicosidase

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram